quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

RIC, A Nova Carteira de Identidade Brasileira.

Você possivelmente deve conhecer a nossa Carteira de Identidade, né. Pois bem se não conhece vou apresenta-la:
Modelo de CI
A Carteira de Identidade dos Brasileiros sofrerá uma mudança Radical, ela será trocada pelo novo modelo de CI, que trará mais segurança e Agilidade aos cidadãos, comparando-se aos padrões adotados por outros países, você verá algumas informações a respeito da Nova Carteira e ao Final um modelo completo de como ela será..
O Ministério da Justiça lança nesta quinta-feira (30 de Dezembro) o novo documento de identidade, que será implementado em todo o país a partir de 2011. Batizado de Registro de Identidade Civil (RIC), o novo documento vai substituir a atual carteira de identidade e vai conter informações do cidadão e certificação digital. O lançamento contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Modelo Nova CI - Sr. Molusco
Inicialmente, o novo documento será testado nos estados do Rio de Janeiro e Bahia e no Distrito Federal. Os primeiros cartões devem ser expedidos pela Casa da Moeda. A partir daí, os governos dos estados e do DF terão o prazo de um ano para começar o cadastramento e a implementação do documento.
O novo documento terá o formato de um cartão de crédito, com um chip contendo dados biométricos da pessoa, como altura e impressões digitais. A nova carteira de identidade nacional não substituirá documentos, como CPF, título de eleitor e passaporte, mas terá o mesmo registro em todos os institutos de identificação estaduais do país, ainda.

O estado do Rio foi escolhido para implantar o projeto piloto do Registro de Identidade Civil (RIC), desenvolvido pelo Ministério da Justiça. O novo documento é uma espécie de “carteira de identidade nacional” e reunirá informações do cidadão e certificação digital, segundo informou a Secretaria da Casa Civil do Rio, nesta sexta-feira (22).

Os primeiros 100 mil cartões devem ser expedidos em Dezembro pela Casa da Moeda. A partir daí, o governo do Rio terá o prazo de 1 ano para começar o cadastramento e a implementação do documento. A base de dados será fornecida pelo Detran/RJ, que já desenvolve um trabalho de captação de informações biométricas e utiliza o mesmo cadastro de identificação eletrônica adotado pela Polícia Federal, que contém cerca de oito milhões de pessoas. 
Modelo Nova CI
Segundo o Ministério da Justiça, o novo RG será um dos “mais modernos documentos de identificação do mundo”. O novo documento conta com uma série de mecanismos de segurança, além de um chip para armazenar dados como sexo e origem do indivíduo, data de nascimento, assinatura, impressões digitais, entre outros. O chip do RIC ainda trará dados de outros documentos nacionais, como o CPF e título de eleitor, por exemplo.

Toda a população vai ter que tirar o Registro de Identidade Civil (RIC) ao longo de nove anos, inicialmente, a previsão é de que o custo fique entre R$ 12 e R$ 15 para o portador” – diretor do Instituto Nacional de Identificação (INI) da Polícia Federal, Marcos Elias Cláudio de Araújo, Em alguns Estados a nova identidade com chip deve pesar um pouco no bolso do consumidor, já que a primeira via do documento já é cobrada em tempos atuais.
A nova identidade com chip deverá substituir o CPF, carteira de habilitação e título de eleitor, os brasileiros vão poder aposentar os vários documentos da carteira e trocar tudo por um documento só. É nesta data que o RIC (Registro Único de Identidade Civil) deve entrar em circulação, informa a Polícia Federal. O RIC é um cartão magnético que conterá em um microchip informações como o RG, CPF, carteira de habilitação e título de eleitor, além da foto 3X4, da assinatura e das digitais.
Para obter o RIC, é preciso passar pelos mesmos procedimentos da carteira de identidade: coleta de digitais, fornecimento de dados pessoais e assinatura. A diferença é que o processo será totalmente informatizado, garantindo um cadastro nacional biométrico (leitura de digitais para identificação eletrônica).
Modelo Nova CI
O objetivo da nova identidade, segundo o Instituto Nacional de Identificação da PF, é diminuir os riscos de falsificação e fraude de documentos. O novo cartão é feito de policarbonato [material mais resistente e que permite mais durabilidade que o plástico usado hoje] e impresso a laser em várias camadas. 

Segundo o instituto, hoje, um mesmo cidadão pode fraudar um registro de identidade, tirando o documento em cada Estado do país. Com a unificação dos dados será mais difícil cometer este tipo de crime no Brasil. Os locais que exigem porte de RG para determinadas atividades, como, por exemplo, embarque de voos domésticos, terão que colocar leitores de chip. Inicialmente, os passaportes não estarão dentro do projeto do registro único, tendo em vista que o número de identificação segue uma norma internacional. 
O novo modelo proporcionará mais segurança.
Conheça algumas Características da RIC:

Outras Informações:
Registro de Identificação Civil (RIC)
A primeira experiência piloto da nova carteira de identidade digital, ou Registro de Identificação Civil (RIC), vai mobilizar um investimento de 85 milhões de reais, para emitir 100 mil cartões ainda este ano, e outros 1,9 milhão até o final do ano que vem. O projeto total de substituição dos RGs dos brasileiros por algo como 150 milhões de cartões munidos de chips e certificação digital está estimado em 800 milhões de dólares, a serem gastos ao longo de nove anos, segundo Paulo Airan, secretário-executivo do Comitê Gestor do RIC, do Ministério da Justiça. As normas determinam que cartão deverá ser feito de policarbonato (um plástico altamente resistente) e terá um certificado digital. Além disso, terá dois chips. Um servirá para aplicações que exijam a inserção do RIC em máquinas de leitura – tal como o de bancos, por exemplo. O outro será equipado com padrão RFID, para leitura de dados apenas por aproximação. Outra exigência é a de que tanto o cartão como os chips durem ao menos 10 anos. 
Veja o Modelo Completo:No mais, é isso boa sorte a todos nós, se você gostou comente, se não gostou comente também.


Veja no vídeo um pouco mais a respeito da Nova Carteira de Identidade Brasileira o RIC. 

2 comentários:

  1. sexo é bom..
    pratiue muito

    ResponderExcluir
  2. Esse negócio de chip digital pra RG é muito suspeito, aliás, precisa ser investigado se não é algo que esteja relacionado com organização secreta e satanista dos ILUMINATTIS. Uma coisa pode ter certeza, os evangélicos que lêem muito a bíblia e sabem o significado disso, com certeza irá resistir esse RG. Os evangélicos em sua maioria suspeitam do carimbo da BESTA, o nº 666. Bom, de qualquer forma fica aí esse alerta, afinal, pela nossa Constituição Federal, você não é obrigado a aceitar esse sistema se não quiser, ok?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...