sábado, 12 de fevereiro de 2011

Fóssil de dentes em Israel pode mudar teoria da evolução humana

Descoberta pode questionar teoria de que 'Homo sapiens' se originou na África.

Fósseis de dentes de 400 mil anos podem mudar a teoria da evolução humana, segundo arqueólogos israelenses que o encontraram. Os pesquisadores da Universidade de Tel Aviv acreditam que os dentes seriam de seres humanos modernos, tornando o fóssil a mais antiga evidência da existência de umHomo sapiens.
A teoria aceita atualmente é a de que osHomo sapiens se originaram na África há cerca de 200 mil anos antes de se espalhar pelo mundo. Os fósseis de dentes foram encontrados durante as escavações da caverna de Qesem, um sítio pré-histórico encontrado em 2000, a 12 quilômetros ao leste de Tel Aviv, em Israel.
A descoberta foi relatada em um artigo publicado na revista especializada American Journal of Physical Anthropology.


O coordenador do estudo, Avi Gopher, diz que mais pesquisas são necessárias para comprovar a teoria de seus pesquisadores, mas afirma que a descoberta tem o potencial de mudar o conceito da evolução humana.
"A datação da caverna mostra que a presença do Homo sapiens nesta parte do mundo é mais antiga do que as outras evidências que tínhamos até então", afirma Gopher. "Esta conclusão pode ser de grande importância, porque pode ser a primeira evidência para mudar alguns dos paradigmas que usamos em termos da evolução humana."
A equipe da Universidade de Tel Aviv analisou os fósseis com raios-X e tomografias computadorizadas. A datação foi feita com base na análise da camada de terra na qual eles foram encontrados.
Segundo a teoria aceita atualmente, os humanos modernos e os neandertais se originaram de um ancestral comum que vivia na África há cerca de 700 mil anos.Um grupo que migrou para a Europa se desenvolveu nos neandertais antes de serem extintos. Outro grupo, que permaneceu na África, teria gerado os seres humanos modernos, ou Homo sapiens.

Santhy o Blogg, acredita que ainda existam muitas outras coisas relacionadas a evolução humana, que ainda estão encobertas pela ciência, e muitas outras que ainda serão descobertas. A existência humana, assim como a sua evolução e surgimento, envolve muito mais do que apenas teorias e fatos. É claro que não devemos jamais contestar os fatos Científicos e  Bíblicos (até mesmo por que isso não é minha competência), porém ainda existem perguntas sem respostas, que intrigam cada vez mais. Perguntas que geram conflitos e debates por todos os cantos do mundo. O homem tenta através de séculos explicar a sua própria existência, e nessa busca as vezes acaba decepcionando aqueles que buscam na Ciência explicar a existência humana. Esse último exemplo que pode dar uma reviravolta na teoria da evolução, é mais um dos fatos que me leva a deixar de acreditar em partes das teorias científicas. Essa pode ser uma das provas, e as outras que ainda virão, até quando poderemos confiar nas pesquisas. Quando a Ciência nos apresentara uma informação concreta, correta, inquestionável e permanente? Caros amigos leitores, a Bíblia também oferece divergências, mas se querem saber, ainda prefiro acreditar nela.  
Créditos: BBC Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...